NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE
NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE
O Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba manifesta profundo pesar pelo falecimento do metroviário Tiago Barbosa dos Santos, na madrugada do último dia 11 de junho, quando ele realizava seu trabalho na manutenção do sistema metroferroviário da Região Metropolitana do Recife. Nós petroleiros, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e companheiros e companheiras da categoria metroviária, que perde um trabalhador dedicado ao funcionamento de um serviço essencial para a população pernambucana.
A trágica morte de Tiago reforça a necessidade urgente de ampliação dos investimentos públicos na infraestrutura, manutenção e operação do metrô do Recife. A garantia de condições adequadas de trabalho, equipamentos modernos e estrutura operacional eficiente são fundamentais para preservar vidas e assegurar um transporte público seguro tanto para as trabalhadoras e trabalhadores da CBTU quanto para os passageiros que utilizam diariamente o sistema.
Reforçamos, junto ao que já expôs o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), que a solução para os problemas enfrentados pelo sistema metroferroviário não passa pela privatização, mas pelo compromisso do Estado com o cumprimento de suas responsabilidades. É indispensável que o poder público assuma o dever de investir na recuperação, expansão e modernização do metrô, garantindo condições dignas de trabalho, segurança operacional e um serviço de qualidade para toda a população.
O Sindipetro PE/PB soma-se às vozes que exigem a apuração rigorosa das circunstâncias do acidente e a adoção de medidas para evitar que novas tragédias aconteçam.
Sindipetro PE/PB – 12 de junho de 2026

