O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
FUP

FUP, Petrobras e subsidiárias iniciam Fórum Brasil Soberano

FUP, Petrobras e subsidiárias iniciam Fórum Brasil Soberano

Primeira etapa do fórum, que é resultado da última campanha reivindicatória dos petroleiros que resultou na greve de 2025, se dá entre os dias 10 e 12 de junho no Rio de Janeiro, com a presença de representações das empresas do Sistema Petrobrás, direção da FUP, Ineep e o Dieese. Trata-se de um espaço permanente de discussão sobre os rumos do Sistema Petrobrás, tendo como base as propostas da Pauta Brasil Soberano, apresentadas pela FUP em outubro de 2025.

A estrutura e organização do fórum se baseiam em propostas apresentadas pela FUP, garantindo pelo menos dois dias de debates em quatro módulos temáticos. A primeiro etapa, que se dá esta semana, discute o papel de cada empresa do Sistema e a forma de organização integrada. A segunda etapa, foca sobre o futuro da empresa e os impactos das transformações do setor sobre os trabalhadores e as trabalhadoras das diversas áreas do Sistema Petrobrás.

O terceiro módulo irá abordar a relação da estatal com os territórios, meio ambiente e os efeitos sociais das atividades da companhia. Por fim a quarta parte do fórum abordará sobre governança e distribuição da riqueza gerada pelo Sistema Petrobrás.

Primeiro Módulo do Fórum Brasil Soberano:

Quarta- 10/06

Das 14h30 às 17h30 – com apresentações da Petrobrás e da FUP sobre a função estratégica da estatal e as perspectivas para o seu fortalecimento enquanto empresa integrada

Quinta – 11/06

Das 09h às 12h – apresentações e debates entre os gestores e lideranças sindicais sobre a Transpetro

Das 13h às 17h30 – apresentações e debates entre os gestores e lideranças sindicais sobre as termelétricas e fábricas de fertilizantes

Sexta – 12/06

Das 09h às 12h – apresentações e debates entre os gestores e lideranças sindicais sobre a TBG e a PBio

12h30 – encerramento do primeiro módulo