Petroleiros da FUP aprofundam organização e planejamento em seminário do setor privado de óleo e gás
Atividade realizada na capital do Espirito Santo homenageou o companheiro petroleiro Luiz Lourenzon, nomeando o seminário com seu nome
O objetivo do Seminário Nacional dos Petroleiros do Setor Privado, que aconteceu em Vitória, no Espirito Santo, nos dias 5 e 6 de maio, foi unificar estratégias de luta por melhores condições de trabalho para os trabalhadores terceirizados da indústria de petróleo e empregados das operadoras privadas. O seminário debateu uma política de ampliação da representação destes petroleiros na Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos filiados.
O Sindipetro PE/PB participou do seminário junto os/as dirigentes dos Sindipetros do São Paulo, Norte Fluminense, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará e Amazonas; além de diretores da FUP. Uma grande mobilização para avaliar os aspectos de interesse dos trabalhadores das empresas privadas de petróleo e daqueles lotados nas prestadoras de serviços.
Resoluções foram aprovadas para que a FUP e sindicatos apliquem nos estados, entre elas: a definição de um piso salarial nacional da categoria; o retorno da obrigação em contratos com terceirizadas da Petrobrás, para a garantia de assistência médica aos dependentes dos trabalhadores dessas empresas; acordos coletivos nacionais.