O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
PLR

Petroleiros seguem orientação da FUP e aprovam proposta de PLR do Sistema Petrobras



PETROLEIROS SEGUEM ORIENTAÇÃO DA FUP
E APROVAM PROPOSTA DE PLR DO SISTEMA PETROBRAS

Categoria também aprovou contribuição assistencial sobre valores das remunerações variáveis

Assembleias realizadas nas bases da Refinaria Abreu e Lima e Terminal Aquaviário da Transpetro, no Porto de Suape, seguiram o indicativo do Sindipetro PE/PB e aprovaram a nova proposta da empresa sobre Participação dos Lucros e Resultados do Sistema Petrobrás. Ocorridas entre os dias 18 e 23 de dezembro, as reuniões pautaram também a aprovação da contribuição assistencial de 2% sobre as remunerações variáveis PLR e PRD/PPP.

A conquista da nova proposta foi fruto da organização e determinação da categoria que resultou em uma votação de 97% de aprovação, sendo esta a maior remuneração variável provida aos trabalhadores na história da Petrobras. Conquista que teve envolvimento direto das duas federações pela articulação e poder de negociação, em meio a deliberação por uma rejeição da proposta anterior, levando a categoria a apreciar o indicativo de Estado de Greve. Pressão que rendeu resultados e mostra mais uma vez que se tratando de direitos, o caminho da vitória passa necessariamente pela luta.

As assembleias da base Pernambuco também definiram com 90% de aprovação a proposta de contribuição assistencial para o Sindipetro PE/PB (1%) e FUP (1%).

Nas negociações com as administrações da Petrobrás e subsidiárias, as federações conseguiram a volta de um regramento da PLR, o que representa um fortalecimento da luta da categoria pela integração do sistema, influenciando nos resultados de todas as empresas. Já no próximo ano isso ficará evidente nas disputas do plano de cargos e salários, na estruturação das políticas de SMS e nas negociações do próximo Acordo Coletivo de Trabalho.