O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
SindicatoTrabalhoTranspetro

Em visita ao TA Suape, Presidente da Transpetro reforça valorização da força de trabalho na empresa

O Terminal Aquaviário de Suape já é o quarto visitado pelo presidente da Transpetro, Sergio Bacci, após tomar posse no dia 1º de maio. Aqui, tal como nas outras visitas de reconhecimento das plantas da Transpetro, ele destacou o novo modelo de gestão que deseja empreender, ressaltando a disponibilidade pela abertura ao diálogo entre quem está na administração e quem está na operação da empresa. Bacci ressaltou também o empenho pela realização de um concurso público neste ano e outro para 2024, “nossa intenção é equalizar os números do efetivo de funcionários, saindo de um terço de funcionários efetivos de hoje na empresa, para 50% da força de trabalho na Transpetro. Vamos mudar a lógica”, disse o presidente.

Permitindo confrontar-se diretamente durante a reunião com o conjunto dos trabalhadores do TA, Bacci respondeu perguntas, a exemplo das condições de precarização dos funcionários terceirizados. O presidente ponderou que está tomando ciência do quadro geral, entendendo que essa é uma realidade que exige uma gestão nacional, para a política de contratações das empresas terceirizadas, por melhores benefícios para os trabalhadores.

Reunião com o sindicato

Realçando a “virada de chave” nesse novo momento da Transpetro, nas visitas o presidente tem reservado um momento de aproximação e escuta com a representação sindical. Cá em Suape, o Sindipetro PE/PB aproveitou para encaminhar as dificuldades na relação entre trabalhadores e a atual administração do terminal, observou questionamentos de ordem técnica, para melhorar as condições de trabalho e operação e por fim apresentou expectativas de investimentos, para ampliação de ativos da Transpetro no estado.

Seja na reunião com a direção do sindicato, seja durante o diálogo direto com os trabalhadores, Sergio Bacci abordou ainda temas como privatização, refutando intenções de continuar a política de desinvestimento, descartou a implementação de Planos de Demissão Voluntária, fez escuta a respeito de pautas como Plano de Saúde e carreiras, destacando que para ambos os assuntos já existem Grupos de Trabalho específicos entre a gestão da Petrobrás e federações sindicais e que por isso, o que for acordado nesses GTs a administração da Transpetro irá acolher e implementar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *