40 anos do TA-Suape é fruto de muita persistência política e resistência petroleira

O Terminal Aquaviário da Transpetro em Suape, na cidade do Ipojuca, parou na manhã deste dia 22 de fevereiro, para celebrar os 40 anos de operação do terminal. A direção do Sindipetro PE/PB esteve presente, com a representação da Federação Única dos Petroleiros, para saudar esse importante momento, que contou também com a presença do presidente da Transpetro, Sergio Bacci.

Na ocasião, representando do sindicato, Diego Liberalino, que também é diretor da FUP, pautou a necessidade de “… guardar a memória desses 40 anos, olhando para o futuro. Uma empresa que deve pôr no centro da prioridade, o cuidado com as pessoas. Fazer dessa empresa, a empresa dos sonhos dos jovens brasileiros”, ressalta. Para Tezeu Bezerra, também diretor da FUP e Coordenador Geral do Sindipetro NF, “a resistência dos trabalhadores do terminal, aliada ao sindicato foi fundamental para manter o TA-Suape no sistema Petrobrás. Perdemos em outros estados, mas aqui mantivemos, o que foi bom para a Petrobrás e para Pernambuco, por isso parabenizo o Sindipetro PE/PB”.

O presidente da empresa, Sergio Bacci, reafirmou na sua fala a cobrança do presidente Lula, quando veio inaugurar a retomada das obras na Refinaria Abreu e Lima, para que a Petrobrás fosse atrás de todos os trabalhadores demitidos nesses últimos anos, para retomar os empregos. Bacci, reforçou que “essa fala não é minha, e uma determinação do presidente da Republica e a Transpetro também irá reaver os contatos e trazer de volta todos os trabalhadores desligados no último período”.

Homenagem para Lourenzon

A memória dos últimos anos do TA-Suape se confunde com a dedicação profissional e militante de Luiz Lourenzon, que foi dirigente do sindicato e da FUP também. Por isso, tanto a bancada sindical fez uma homenagem de público, lendo um texto regatando parte desses registros, quanto a administração do terminal fez referência ao Lourenzon inaugurando uma placa que dará nome ao próximo auditório da empresa. Em todos esses momentos, uma presença se destacava nas homenagens, Herique Lourenzon, filho desse inesquecível companheiro.

O resultado desse evento foi fruto da história contada por cada depoimento, quanto a viabilidade, consolidação e agora necessária ampliação. Responder as demandas pelo aumento de frota para carga e descarga, ampliação da operação da refinaria e seguir uma política de persistência, pois a consequência disso serão mais negócios, mais empregos, salários e melhora na qualidade de vida, seja dos trabalhadores do terminal, seja da população que vive no entorno das instalações.