Após encaminhamento de nova contraproposta de ACT, FUP e sindicatos filiados indicam pela aprovação

A batalha é grande. Não é porque o governo é aliado que cabe subserviência da categoria na hora da negociação; e se tratando de uma negociação é claro que há movimentos de acúmulos para novas etapas do debate, avanços e também de conquistas. Assim, depois de oito dias diálogo, analises e muita dedicação de ambas as partes para melhorias na redação do Acordo Coletivo de Trabalho, o Conselho Deliberativo da FUP indica aos sindicatos a realização de assembleias da categoria para aprovação do texto do ACT 2023-2025.

Melhor um ACT negociado à exaustão, compreendendo que a luta por melhorias não se esgota com a aprovação desse documento, do que os últimos oito anos de desmonte de qualquer espaço ou fórum de negociação coletiva, onde a regra era a desvalorização e o desrespeito aos sindicatos e a força de trabalho da Petrobrás. Este ACT é o possível arrancando conquistas importantes para trabalhadores de turno, das subsidiárias, do administrativo, aposentados e pensionistas, além dos terceirizados.

Confira aqui na integra A MINUTA FINAL DO ACT 2023/2025 disponibilizada aos sindicatos.

Mesmo com as limitações impostas na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), que inviabilizam avanços legais para as pautas de negociação financeira, a pressão resultou em mudanças, ainda que insuficientes e por isso essa negociação do Acordo Coletivo apresentou um desafio político para o movimento sindical petroleiro e das demais categorias ligadas às estatais sob controle da União, o de derrubar as resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União – CGPAR, que limitam os direitos destes trabalhadores. Por isso, o CD da FUP reforça o chamado pela construção de um ato nacional no próximo dia 29 de novembro.

No mais, a “quarta” contraproposta apresentada pela Petrobrás trás avanços que consideram por repactuar uma trajetória de reconstrução das relações entre administração e trabalhadores. Foi retomada a política de ganho real no reajuste dos salários, foram estendidas as conquistas econômicas e sociais do ACT também para os trabalhadores das subsidiárias, tratou-se por buscar alternativas na redução dos impactos nos descontos da AMS e Petros, entre outras demandas conquistadas.

O Sindipetro NF realiza uma LIVE NO YOUTUBE , contando com a presença de dirigentes da FUP para falar da contraproposta da Petrobrás e tirar dúvidas dos membros da categoria que estiverem assistindo ao vivo.

As assembleias da base Pernambuco e Paraíba começam amanhã (23) e vão até o dia 1 de dezembro conforme divulgado em EDITAL . A direção do Sindipetro PE/PB reforça o acumulo desse esforço político da federação e de todas as organizações que constroem a categoria petroleira, defendendo o indicativo de aprovação do ACT 2023/2025.