Assembleias dos petroleiros em Pernambuco estão referendando indicativo da FUP pela rejeição do ACT apresentado pela Petrobras

Qualificada como “insuficiente” pela bancada das federações dos petroleiros FUP e FNP, a contraproposta da empresa fica muito aquém da expectativa e do desejo dos petroleiros em todo Brasil. Por isso, o Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros deu indicativo para que as assembleias realizadas nas bases da Petrobrás rejeitassem o texto e cá em Pernambuco é isso o que vem ocorrendo.

As bases seguem a orientação do sindicato e da federação, compreendendo que é possível ir além da repactuação de conquistas que foram desmontadas pelo governo anterior, avançando em pontos que foram dialogados nos Grupos de Trabalho. Um exemplo disso é a proposta rebaixada de reajuste abaixo da inflação do Vale Refeição/Vale Alimentação, que desrespeita o sentimento de compromisso com a valorização dos trabalhadores.

No estado o calendário de assembleias vai até o dia 25 de setembro e aproveitam os debates para aprovar um Estado de Assembleia Permanente, visando manter cada petroleiro e petroleira alerta de que o governo mudou, pode ser nosso aliado, mas para conquistar um Acordo Coletivo de Trabalho condizente com os interesses dos trabalhadores é preciso mobilização e unidade para fortalecer a posição dos sindicatos na mesa de negociação.

Eleição para representantes da PETROS

Durante as assembleias também estão sendo reforçadas as indicações do sindicato e das federações para a composição do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal da PETROS. As eleições começam na próxima segunda-feira (25) e as indicações do SINDIPETRO PE/PB são para as duplas número 65, para o CD, tendo à frente Radiovaldo Costa e para o CF, número 51, tendo como titular o Silvio Sinedino.