Defender a Petrobras é defender o Brasil!

Com o tema Abrasileirando a Petrobrás, o XIX Congresso Regional do Sindipetro-PE/PB, realizado no sábado (10), trouxe para mesa de debates, as análises de conjunturas e os desafios da categoria petroleira no atual governo.

O congresso contou com os companheiros, Cloviomar Caranine, analista do DIEESE, que abordou junto com a categoria sobre os desafios e perspectivas para negociação de renovação do ACT da Petrobrás. Teve ainda a companheira Cibele Vieira, dirigente da FUP, apresentando as resoluções do Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras.

Cibele trouxe à pauta de discussões, propostas junto ao sindicato, para o combate de inúmeros casos de violência e assédios contra as mulheres dentro da empresa, garantias e direitos das trabalhadoras, além de plataformas que fortalecem também a inclusão e o respeito à comunidade LGBT.

Ainda no congresso, foram aprovadas por unanimidade as resoluções do CNAP, entregues à Secretaria de Seguridade e Políticas Sociais da FUP, a resolução do Seminário Nacional do Setor Privado da Federação Única dos Petroleiros e a do I Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras FUP e FNP.

No último módulo das atividades, os companheiros petroleiros debateram sobre as teses do ACT 2023/2024 e realizaram a eleição dos delegados do Sindipetro PE/PB que estarão presentes no CONFUP 2023.