Governo de Pernambuco intensifica quarentena em cinco munícipios da Região Metropolitana

Nesta segunda-feira (11), o Governo do Estado anunciou o endurecimento das medidas de isolamento social, a fim de conter a disseminação do Covid-19. A medida será implementada nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata e entrarão em vigor a partir de sábado (16). A iniciativa deve ser aplicada até, pelo menos, o dia 31 de maio. O decreto vem após uma redução significativa do isolamento social das famílias, cuja a taxa caiu para menos de 50% – muito abaixo do índice de 70% recomendados para evitar o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o fechamento desta matéria, Pernambuco totalizava 13.768 casos da doença e 1.087 mortes, segundo dados oficiais. A justificativa do governo do estado se deve ao alto grau de infecção registrados nos municípios que, juntos, totalizam 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos registrados em Pernambuco. O decreto do governador Paulo Câmara (PSB) também prevê a integração das atuações nas comunidades, além da criação de campanhas de conscientização da população.

Entre as medidas adotadas figuram a implementação de um rodízio de veículos e a fiscalização dos mesmos nos principais corredores dos municípios. 34 pontos de controle móveis e intermunicipais serão instalados, sendo 16 no Recife, oito em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, além de outros dois em Camaragibe e São Lourenço da Mata, respectivamente. Os motoristas que não respeitarem as novas regras serão abordados pelas autoridades e orientados a retornarem às suas casas. O decreto também determina ações de fiscalização e apreensão de veículos sem autorização para circular.

Além das medidas restritivas no trânsito de veículos automotivos, também serão adotadas: o uso obrigatório de máscaras entre os cidadãos dos municípios citados, além do controle de circulação de pessoas através da exigência de documentos de identificação oficiais, bem como a justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. O governo estadual também prevê a fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais, higienização de ruas, distribuição de kits de higiene, cestas básicas e material informativo que reforçam o isolamento social como principal forma de contenção do Coronavírus nas comunidades.

Ressarcimento de IR no HRA e do abono do PCR

Pagamento das horas extras / Feriado

Follow me on Twitter

TV SINDIPETRO PE/PB