Hoje, 3 de outubro é o dia da Petrobras, é dia de luta!

Convocada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), o aniversário de 70 anos da Petrobrás é abraçado por petroleiros e sociedade civil como um ato por Soberania Nacional. Na cidade do Rio de Janeiro, movimentos populares, sindicatos, partidos políticos, ativistas, intelectuais e populares reúnem-se para comemorar a retomada do protagonismo da petroleira no desenvolvimento do país, além de debater a importância da soberania popular sobre a energia, água, alimentação, saúde e educação.

O ato dessa comemoração se soma a uma forte luta que se dá em outra importante capital do país, que nesse dia três de outubro monta barricadas na cidade de São Paulo. Trabalhadores do metrô, CPTM e Sabesp dão às mãos em defesa dos serviços públicos, contra processos de privatizações liderados pelo governo bolsonarista do Tarcisio de Freitas (RP), que promove um desmonte nos serviços prestados pelo estado, pela venda dos ativos ferroviários urbanos e de abastecimento d’água para a população.

Petroleiros, metroviários, urbanitários se unem nesse dia histórico de luta que deve servir de exemplo para outras categorias em outros estados, como Pernambuco, que enfrenta um desafio da mesma envergadura diante do governo tucano de Raquel Lyra, que manifesta interesse pela venda definitiva da Compesa para corporações privadas que já atuam na rede de abastecimento de água e esgoto através de Parcerias Público Privadas (PPP).

Salve os 70 anos da Petrobrás!

O Sindipetro-PE/PB saúda esse dia em que a maior empresa pública brasileira completa 70 anos de atividade econômica no país e fora dele, enfrentado desafios diversos frente aos que sempre buscaram fragiliza-la, mas sempre resistindo como vetor necessário para o desenvolvimento da economia e por consequência do bem estar dos brasileiros. Na história brasileira, sempre que a Petrobrás foi bem tratada, com investimentos, tecnologia e desenvolvimento de políticas públicas, girando seu lucro para a estratégia de Brasil, a vida do povo melhorou.

Defender a Petrobrás, é defender o Brasil!