LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (LER/DORT)

LER (Lesão por Esforço Repetitivo) é uma síndrome constituída por um grupo de doenças que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida além de desencadear problemas psicossociais.

Também chamada de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) ou síndrome dos movimentos repetitivos, LER é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse. Apesar das origens multicausais, a maior influência do aparecimento dessas doenças é a mecanização do trabalho. Os profissionais da indústria, alimentação, serviços, transportes e comércio ocupam as classificações de indivíduos mais atingidos por esse tipo de lesões.

Quem são os indivíduos atingidos?

Embora não seja uma regra, funcionários de grandes empresas estão muito mais propensos a desenvolver esse tipo de lesões por conta da determinação de metas que não consideram os limites do sistema musculoesquelético, para atingir grandes produtividades. 

A predominância de registros dessas alterações corporais se dá em mulheres na faixa etária dos 30 aos 49 anos. Isso ocorre pela injusta dupla ou até tripla jornada de trabalho a que elas são submetidas, acumulando funções no trabalho e geralmente tendo de ficar encarregadas de executar serviços domésticos, além de cuidar dos filhos o que favorece ao estresse e tensão muscular que acarretam as lesões. 

Adoecimento mental

Essa intensificação do trabalho impacta a saúde mental dos trabalhadores. Distúrbios emocionais no ambiente de trabalho podem se derivar da sobrecarga de trabalho, ambiente precarizado e assédio moral, ocasionando sentimento de frustração, insônia, ansiedade e depressão.

O adoecimento por LER repercute sobre o estado psíquico, e a percepção da maioria dos trabalhadores é de que o trabalho é o desencadeador do sofrimento mental. Logo, um ambiente saudável de trabalho, tanto na ergonometria quanto no respeito e inclusão na execução individual das tarefas são fatores elementares para prevenir o adoecimento físico e também mental.

Ressarcimento de IR no HRA e do abono do PCR

Pagamento das horas extras / Feriado

Follow me on Twitter

TV SINDIPETRO PE/PB