Mantida a data-base salarial da categoria petroleira para 1º de setembro, mesas de negociação do ACT seguem em clima de avanços

Nova mesa de negociação entre FUP e sindicatos, com a gerencia de RH da Petrobrás e empresas do sistema será realizada no dia de hoje (22), para esclarecer pontos da pauta de reivindicações apresentada pelos trabalhadores no dia 11 desse mês. A pauta reúne reivindicações que norteiam o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) pactuado com a atual gestão da empresa.

Na ocasião, a pauta que foi construída pelo 19º Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros, será debruçada com a apresentação da reivindicação pelo reajuste da inflação acumulada nos últimos 12 anos (IPCA: 4,5%), requerendo ganho real de 3% e reposição de perdas acumuladas nesses últimos seis anos (3,8%).

O RH da Petrobrás prorrogou, por solicitação da FUP, a data de validade do atual ACT até o fim das negociações, respeitando o prazo da data base da categoria para o início de setembro. Assim, segue o clima inclusive das discussões nos Grupos de Trabalho paritários, onde já houveram avanços em alguns pontos.

Principais reivindicações
» Reconstrução e fortalecimento da AMS e da Petros
» Reajuste da inflação (estimativa de 4,5%), reposição das perdas (3,8%) e ganho real (3%)
» Recomposição dos efetivos e retorno dos trabalhadores transferidos para suas bases