Nota de pesar por mais um atentado contra a vida e a democracia brasileira

A direção do SINDIPETRO PE/PB lamenta profundamente a morte do guarda municipal Marcelo Arruda, tesoureiro do Partido dos Trabalhadores em Foz do Iguaçu, no Paraná. Com ele mais um pedaço de nossa frágil democracia também morre.

Marcelo foi assassinato na madrugada de domingo (10), durante a comemoração de seu aniversário de 50 anos. O policial penal Jorge José da Rocha Guaranho invadiu a festa e efetuou disparos contra Marcelo. O guarda municipal revidou e também acertou tiros em Guaranho. Marcelo morreu no local. Guaranho foi levado para o hospital e está em estado grave.

O ocorrido chama a atenção para o debate sobre a violência política que tem crescido no país. É preciso que as autoridades tomem medidas urgentes para evitar novos casos como esse. Com investigações rigorosas para as ocorrências de ameaças e ataques, identificação e punição dos responsáveis, como determina a Lei.

O Brasil carece de paz e civilidade. Que o debate político fique no campo das ideias, com respeito às diferenças e divergências. Não há espaço para nenhum tipo de violência contra a vida e todo ataque verbalizado ou físico que atente contra a vida, tal como o presidente da república estimula reiteradamente também é um ataque contra a democracia.

Marcelo Arruda, PRESENTE!