Nota de solidariedade

A batalha pelo direito de expressão e comunicação, contra a desinformação e a rede de mentiras promovidas pelo gabinete do ódio fascista tem mais uma página sendo contada. Através da internet, criminosos, rascistas, xenófobos, machistas, homofóbicos estão em uma campanha de ameaça contra a influencer pernambucana Karina Santos, que divulga em suas páginas opiniões de cunho político e cultural.

Karina está sendo vítima de xingamentos de perfil discriminatórios por ser uma mulher, que usa óculos, nordestina e assumidamente de esquerda. Esses criminosos, com vistas a querer silencia-la tem ameaçado inclusive sua vida e a de sua família.

Tal postura criminosa contra a influenciadora foi instalada a partir da publicação ilegal de dados pessoais dela nas redes sociais da Ex-primeira-dama da República. Ação que funcionou como um “apito de cachorro”, fazendo com que signatários do ex-presidente começassem a ataca-la.

As iniciativas contra a Karina, assim como contra o religioso paulista Padre Júlio Lancelotti, também vítima de injurias promovidas na internet, devem ser combatidas com o aperfeiçoamento da legislação, responsabilizando individualmente quem comete esses crimes, mas também as plataformas que permitem a exposição e permanência desses tipos de conteúdo nas redes. Daí se faz urgente a aprovação e regulamentação de projetos como o PL 2630, contra a disseminação de fake news na internet.

Karina, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Petroleiros e Gás Natural de Pernambuco e Paraíba tem orgulho do teu ativismo arretado e mais orgulho ainda em te ter ao nosso lado, vestida com nosso jaleco laranja, símbolo de nossa luta! Siga firme daí que estamos juntos daqui!

Sindipetro PE/PB 10 de janeiro de 2024