Petroleiros de Pernambuco reforçam apoio à greve da PBIO

Texto: João Lucas Gama

Teve continuidade, na manhã desta terça-feira (25), os atos em apoio à greve dos petroleiros da PBio. Por volta das 7h de hoje, uma nova manifestação foi realizada pelo Sindipetro PEPB e pelas bases pernambucanas; desta vez, a mobilização aconteceu no Terminal Aquaviário de Suape (TA Suape). Os protestos têm acontecido em todo o país desde a segunda-feira (24), convocadas pela Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Os trabalhadores e as trabalhadoras da Petrobrás Biocombustível (PBio), nos municípios de Montes Claros (MG) e Candeias (BA), estão em greve desde o dia 20 de maio, em resposta às recusas da gestão da empresa em negociar a manutenção dos empregos da subsidiária, que atualmente está em processo final de privatização.

Tanto o Sindipetro MG, quanto o Sindipetro BA (e também a FUP) denunciam que os petroleiros e petroleiras da PBio são profissionais concursados e seguem o mesmo Plano de Cargos e Avaliação de Carreiras (PCAC) do Sistema Petrobras, podendo, assim, serem realocados para outras unidades do Sistema Petrobrás, uma vez que receberam todo o treinamento necessário para atuar na empresa. Desde 2019, a promessa de realocação desses e dessas profissionais já havia sido feita, em caso de privatização; no entanto, a gestão da empresa parece não ter interesse em cumprir tal promessa.

O movimento sindical dos petroleiros também pontua sua preocupação em relação aos trabalhadores e às trabalhadoras terceirizados/as, “pois a venda da PBio vai impactar esse segmento da categoria, que vem sendo muito prejudicado com o desmonte e privatização das unidades da Petrobrás”, informa a Federação Única dos Petroleiros, em publicação feita em seu site. “Centenas de terceirizados já foram demitidos e encontram dificuldade para retornar ao mercado de trabalho”, conclui.

Manifestações também ocorrerão online

Integrando a agenda de mobilizações convocadas pelo movimento sindical petroleiro, será realizado um protesto online, as 14h de hoje. Um tuitaço puxado pelos petroleiros e pelas petroleiras, com o apoio de movimentos sociais irá utilizar as hashtags #EuApoioGrevePBio #PetrobrasParaOsBrasileiros #SustentabilidadeNãoSeVende, a fim de dar visibilidade ao que está em curso na Petrobrás Biocombustíveis.