Salve o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha!

Parabéns Elizabete Sacramento, mulher negra, petroleira baiana, sindicalista e eleita coordenadora do Sindipetro Bahia!

Comemorada no dia 25 de julho, data em que no ano de 1992 remonta o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana, celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O encontro além de propor a união entre essas mulheres, denunciou o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também nos países de outros continentes.

Nesse mês de julho, anualmente reconhecido pelos movimentos sociais como “Julho das Pretas”, ganha relevância pela posse de Elizabete Sacramento, primeira mulher Coordenadora Geral do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia, ligado a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Homenagens

Foi também nesse mês, em 2014, que a ex presidenta Dilma Roussef sancionou a Lei 12.987/2014, marcando este como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Benguela, líder quilombola, viveu durante o século 18; com a morte do seu companheiro, ela se tornou a rainha do quilombo em que viviam, liderando a resistência contra a escravidão por duas décadas.

Saudando Elizabete Sacramento e Tereza de Benguela, nesse Julho das Pretas, o Sindipetro PE/PB rende homenagens às mulheres negras do Brasil, que seguem em luta e resistindo contra desigualdades sociais, o racismo, machismo e todo tipo de violência de gênero.

Sigamos juntos lutando por uma sociedade justa e democrática para todas e todos!