Sindicato promoverá encontro entre trabalhadores da Copergás e candidato ao CD da Petros

Texto: João Lucas Gama

Na quinta-feira (20), o Sindipetro PEPB irá promover um encontro entre o candidato ao Conselho Deliberativo da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), Rafael Crespo, que concorre pela chapa 53 – Juntos Pela Petros – e os trabalhadores de regime próprio da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) que estão no plano Gáspreve da Petros. O evento será realizado online, através da plataforma Google Meet, às 19h30.

O intuito da reunião será a troca de ideias entre os trabalhadores da companhia que são assistidos pela Petros e o candidato ao Conselho Deliberativo, como explica Thiago Gomes, Secretário Jurídico do Sindipetro PEPB. “É sempre bom que os trabalhadores saibam em quem estão votando, ainda mais quando se trata de uma eleição para o Conselho Deliberativo, que é sempre a instância maior de tomada de decisão das organizações”, diz o dirigente sindical, “como se trata da previdência privada, este é um assunto de grande interesse e relevância”, continua.

Diante do atual contexto social e com a reforma da previdência, “faz total sentido que o candidato venha firmar seu compromisso e dizer para que veio, quais são suas ideias e suas propostas, para que os trabalhadores possam, então, formar um juízo de valor”, pontua Thiago, que considera também que o contato entre as bases da Copergás e o candidato ao CD da Petros possa contribuir futuramente, “para que quando haja alguma eventual necessidade, ou demanda [dos trabalhadores da companhia], já tenhamos um certo grau de contato e comunicação entre a base o conselheiro”, caso este venha a ser eleito pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras.

Juntos pela Petroas

A chapa Juntos pela Petros, composta por petroleiros comprometidos em atuar com responsabilidade para defender os interesses dos trabalhadores aposentados e pensionistas para fortalecer a governança da Petros e de seus planos previdenciários, reúne as candidaturas apoiadas pelo Sindipetro PEPB, pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos.

Duas candidaturas compõem esta chapa. A primeira é formada por Rafael Crespo (titular) e Anselmo Braga (suplente), que disputam o Conselho Deliberativo pelo número 53; já a segunda, é encabeçada por Felipe Grubba (titular) e Luiz Mario (suplente), que concorrem ao Conselho Fiscal pelo número 43.

As eleições acontecerão entre os dias 14 e 28 de junho. As votações poderão ser feitas por telefone, através do portal ou do aplicativo da Petros.