Sindipetro PE/PB e a persistência da categoria conquistam a retomada do serviço de micro ônibus na RNEST

Já são passados seis anos dessa justa reivindicação dos trabalhadores de turno na Refinaria Abreu e Lima, que já passou por denuncias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e também do sindicato. Estando sempre o Sindipetro PE/PB sustentando melhores condições de deslocamentos no percurso casa-trabalho-casa, com segurança e conforto para os trabalhadores.

A partir do domingo (9), o micro ônibus retorna à execução desse serviço de transporte, sendo essa uma demanda conquistada pelos petroleiros da Refinaria Abreu e Lima, depois da mudança da gestão da empresa. Desde 2017 essa pauta sempre esteve entre as reivindicações do sindicato para substituir o serviço de vans, que não oferecem além de banheiros, o conforto no deslocamento e a segurança oferecida pelos micro ônibus durante essas viagens.

Não bastassem as denúncias contra as condições de insegurança no local de trabalho, que inclusive nesses últimos anos resultaram em mortes de companheiros, a indisposição pela escuta da administração com as pautas requeridas pelos trabalhadores não trouxe nada de positivo. Pelo contrário, o acirramento das relações que passou também pelo deslocamento da tenda do sindicato e o assédio moral cotidiano, só desqualificaram um ambiente de trabalho que deve ser de serenidade e profissionalismo.

Agora, é torcer que esta retomada de um serviço requerido a tempos pelo sindicato e os trabalhadores de turnos da RNEST, represente uma nova etapa das condições de trabalho na refinaria, que prevê a ampliação breve no número de funcionários depois de vencida a etapa das obras do trem 2. Os petroleiros pernambucanos passaram por muitas provações nesses últimos seis anos, incluindo o risco eminente de privatização desses ativos e o fim da operação da Petrobrás no estado. Mas resistimos, com o empenho de luta digno da história do povo pernambucano!

O retorno dos micro ônibus é uma pequena conquista da categoria, mas que pode se revelar como a virada da chave na compreensão de cada petroleiro e petroleira, que aliados ao sindicato e assumindo o sentimento de pertencimento da Refinaria Abreu e Lima, poderão fazer desse sonho conquistado lá em 2014, um orgulho para toda vida.