Sindipetro realiza assembleias para votar o direito à alimentação dos trabalhadores do TA Suape

No último domingo (18) tiveram início as assembleias com os petroleiros e as petroleiras do Terminal Aquaviário de Suape (TA Suape), a fim de votar a proposta da companhia de cessar o fornecimento de alimentos ao corpo de funcionários e substituí-lo por Vale Refeição, ou Ticket Alimentação. A proposta representa o fim do restaurante industrial no TA Suape que, atualmente, oferece as três refeições (café da manhã, almoço e jantar). As assembleias seguem até a sexta-feira (23).

Esta não é a primeira tentativa da unidade em cortar o fornecimento de alimento para os trabalhadores; ainda no início deste ano, o Sindipetro conquistou uma ação jurídica, movida em resposta ao corte do café da manhã no refeitório do TA Suape. Na ocasião, a gerência alegou que tal procedimento não estava previsto no Acordo Coletivo de 2019 e, portanto, não tinha a obrigação de mantê-lo. A ação movida pela assessoria jurídica do sindicato foi então julgada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, que deu ganho de causa aos petroleiros, entendendo que, por se tratar de uma prática já antiga, a unidade deveria continuar fornecendo as três refeições, incluindo o café da manhã.

Segundo Rogério Almeida, coordenador do Sindipetro PEPB, várias questões preocupam a direção do sindicato, uma das principais é a segurança alimentar, pois “sessando o fornecimento de refeições diárias, quem garante que a categoria vai regrar a alimentação nas horas corretas e da maneira correta para o exercício das funções? Hoje a categoria tem um turno de 12h de trabalho extenuante, fora as horas extras (que são comuns); se o trabalhador não vier preparado, quem vai garantir a alimentação dele?”. Outro ponto delicado é o desemprego que será desencadeado, caso a proposta seja aprovada. “O fim do restaurante vai significar a desmobilização do refeitório, desempregando cerca de 20 profissionais diretos, fora os indiretos que tem suas atividades estritamente ligadas ao restaurante”, diz Almeida, “estamos levando a categoria a refletir sobre essa situação e dando o indicativo de rejeição da proposta da empresa”.

Até o momento, a categoria vem rejeitando por unanimidade a substituição do refeitório pelos tickets alimentação. Outras cinco assembleias ainda estão previstas para acontecer. Confira abaixo a agenda de votações:

Terça-feira (20/10):

• GRUPO E – 20h