Sindipetro PE/PB realiza seu XVI Congresso Regional

Encontro estadual e regional acontecerá em plataforma digital para definir pautas estratégicas e delegados ao Confup.

O XVI Congresso Regional do Sindipetro acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de junho. O evento deste ano será realizado em parceria com o Congresso do Sindipetro Unificado SP. Devido à pandemia da COVID-19 e em respeito ao isolamento social, as atividades serão feitas online (conforme determina o artigo 5º da lei nº 14.010/2020, que autoriza a realização de assembleias gerais de maneira virtual). Para participar do evento, é necessária fazer uma inscrição prévia, até as 12h da quinta-feira. A lista de presença será extraída das inscrições e será validada pelos representantes da mesa eleitos. A votação será realizada via chat do aplicativo.

O evento organizará as propostas da pauta de reivindicações para o XVIII CONFUP (Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros), além de definir delegados e delegadas que defenderão esses pontos. Os estados de Pernambuco e Paraíba poderão eleger 12 delegados, respeitando uma cota de gênero de, pelo menos, 17%. O Sindipetro destaca que esta atividade será fundamental, pois o Congresso da Federação estabelecerá a pauta nacional de reivindicações para o próximo ACT (Acordo Coletivo de Trabalho).

O Congresso também irá realizar mesas de debate e análise de conjuntura amplos e específicos, além de uma Live especial (produzida pelo Unificado SP), às 18h, com o jornalista e ex-ministro de Direitos Humanos, Paulo Vanuchi, e o professor de economia política internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Luís Fiori.

“Será um grande desafio unir tantos companheiros com realidades comuns, mas, ao mesmo tempo, bem diferentes, porque no Nordeste a ameaça de privatização das refinarias se mostra mais iminente e temos uma conjuntura em que o presidente sofre desgaste, mas a política econômica e os planos neoliberais permanecem inabaláveis”, apontou o coordenador do Unificado-SP, Juliano Deptula. Já para o coordenador do Sindipetro PE/PB, Rogério Almeida, “o desafio é mobilizar a categoria para o que está por vir, tanto na questão da privatização quanto na prorrogação do acordo coletivo, sem que tenhamos perda de direitos”.

Programação:

Quinta-Feira (25) – Pauta 1 – Debate Específico

18h – Mesa: Balanço e atualização da última campanha e mediações vigentes
Convidados: Dieese (Cloviomar) e Advocacia Cremasco (Dr. Francisco).
Local: Sala Virtual via Google Meet
Perguntas: Via chat no próprio Google Meet.

Sexta-Feira (26) – Pauta 2 – Debate Amplo

17h – Mesa 1: Petrobrás, Petroleiros e desafios da campanha reenvidicadoria
Coordenadores: Juliano Deptula (coordenador do Unificado-SP), Rogério Almeida (Coordenador do Sindipetro-PE/PB) e Deyvid Bacelar (Diretor de Assuntos Institucionais da FUP)

18h – Mesa 2 – Sindipapo: Geopolítica e conjuntura brasileira
Convidados: Paulo Vanuchi (jornalista e ex-ministro de Direitos Humanos) e José Luís Fiori (professor de economia política internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Local: Live Sindipapo Facebook e Youtube
Participação: Aberto ao Público em Geral na TV Petroleiros e Sindipetro-SP no Facebook
Perguntas: Mensagem via chat no Facebook ou YouTube

Sábado (27) – Pauta 3 – Debate de Pauta

9h – Debate Pauta
– Item a: Ams e Petros
– Item b: Reajuste Salarial e dos benefícios, atualização, subtração e inserção necessária de cláusulas, banco de horas, efetivo e HETT;
– Item c: Teletrabalho;
– Item d: Eleição dos delegados para o Confup 2020;

Regra para participação e inscrição:
Para participar do debate específico e do debate da pauta de reivindicações, os trabalhadores e as trabalhadoras deverão enviar um e-mail para sindipetropepb@gmail.com, intitulado como: “Congresso 2020”.

Os trabalhadores da ativa devem enviar nome completo, matrícula da Petrobrás, unidade de trabalho e e-mail; já os aposentados devem encaminhar nome completo, matrícula Petros ou CPF e e-mail.

As inscrições deverão ser encaminhadas até as 12h da quinta feira (25). Só poderão participar dos debates os petroleiros e petroleiras que estiverem devidamente inscritos.

Em edital publicado nesta terça-feira (23), o Sindipetro destaca que “para o acompanhamento do Debate da Pauta de Reivindicações é fundamental o conhecimento das discussões estabelecidas no Debate Específico. A gravação do debate ficará disponível com link privado e somente poderá ser acessado pelos participantes inscritos no debate”. O acesso ao vídeo só poderá ser feito por usuários do Gmail, Outlook ou Hotmail. Caso e-mail cadastrado (no momento da inscrição) seja de outro provedor, a entidade solicita que o trabalhador, ou a trabalhadora em questão informe um endereço dos provedores citados acima, enviando uma mensagem para sindipetropepb@gmail.com, feito isso, a entidade enviará um link de acesso.

Acesso à sala virtual:
O link de acesso a sala virtual será enviado 30 minutos antes do início do debate para os e-mails cadastrados. Para acessar o local da reunião, o trabalhador e a trabalhadora deverá clicar no link, preencher o seu nome completo, conforme a inscrição, e clicar no botão “pedir para participar”. Em seguida, basta aguardar alguns instantes.

Inscrição de chapas para o XVIII CONFUP:
A chapa deverá observar a proporcionalidade da cota de gênero de 17%. A inscrição de chapas será aceita até as 12h da sexta-feira (26).