Trabalhadores(as) votam tabelas de turno na RNEST e no TA Suape

Em paralelo às assembleias de regramento da PLR, outros dois ciclos de assembleias também estão ocorrendo simultaneamente na Refinaria Abreu e Lima e no Terminal Aquaviário de Suape (TA Suape), para dar continuidade às deliberações acerca das tabelas de turno de ambas as unidades. Os encontros também foram iniciados na noite da última quarta-feira (16) e seguem até o dia 22 de dezembro. Confira abaixo o andamento deste processo em cada base.

TA Suape

Na última segunda-feira (14), chegaram ao fim as assembleias que votaram as tabelas de turno junto aos petroleiros e petroleiras do Terminal Aquaviário de Suape (TA Suape). Ao longo de seis assembleias, a categoria escolheu as tabelas de número 9 (Figura 1) e número 10 (Figura 2), para a jornada de 8h e 12h, respectivamente. Ao final do processo, 96% dos trabalhadores e trabalhadoras optaram pela tabela de número 10 (que já é aplicada na unidade).

Figura 1
Figura 2

As assembleias para avaliar a Minuta da tabela de turno do TA Suape foram convocadas na tarde daquele mesma segunda-feira (14). Agora, os(as) profissionais da unidade participam de um novo processo deliberativo, desta vez para avaliar o documento apresentado pela Transpetro, encerrando assim este processo deliberativo. Até o momento, dois encontros já foram realizados e a Minuta segue sendo aprovada por unanimidade.

Confira as datas das próximas assembleias:

18/12 – Sexta-feira:
Grupo: D
Local: Terminal Aquaviário de Suape

Grupos: A + B + C + D + E
• Local: Sede do Sindicato

20/12 – Domingo:
• Grupo: C
• Local: Terminal Aquaviário de Suape

22/12 – Terça-feira:
• Grupo: B
• Horário:
• Local: Terminal Aquaviário de Suape

RNEST

Na Refinaria Abreu e Lima, este processo foi iniciado em outubro, quando o Sindipetro realizou assembleias para eleger uma tabela de 8h laborais. Das cinco propostas apresentadas na ocasião, os trabalhadores e trabalhadoras optaram pela tabela de número 1 (Figura 3). No mês seguinte, outras oito propostas foram trazidas para deliberação, desta vez com jornadas de 12h. Após as assembleias, a escala de número 5 (Figura 4) foi selecionada pelos(as) votantes.

Figura 3
Figura 4

Agora, os petroleiros e petroleiras lotadas nessa unidade decidem pela preferência entre o regime de 8h ou 12h. A avaliação das Minutas apresentadas pela Petrobrás e pela FUP para a nova jornada de trabalho também está sendo realizada durante os encontros.

Confira as datas das próximas assembleias:

18/12 – Sexta-feira
• Grupo: B e ADM